Embrapa Pecuária Sul e Ministério da Agricultura participam da 100ª Expofeira de Bagé


Estande das duas instituições trará importantes contribuições ao produtor rural


Feira ocorre de 08 a 14 de outubro

A Embrapa Pecuária Sul e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vão marcar presença na centésima edição da Expofeira de Bagé, que se realiza de 08 a 14 de outubro, no Parque de Exposições Visconde de Ribeiro Magalhães. As instituições irão dividir um único estande que trará importantes contribuições ao produtor rural.

Neste ano, a Embrapa Pecuária Sul levará para a Feira assuntos relacionados ao Projeto Pecus - Pecuária Sustentável no bioma Pampa; Recuperação e Melhoramento de Pastagens; Sistema de Sincronização de Cios com utilização de sêmen fresco; Funcionamento da dinâmica solo-planta e “Re-conhecimento” dos Campos Sul-brasileiros. Por sua parte, o Mapa irá detalhar o Programa ABC- Agricultura de Baixo Carbono, criado pelo Governo Federal em 2010. O objetivo do ministério é incentivar os produtores rurais, por meio de recursos e financiamento, a adotar técnicas agrícolas sustentáveis que reduzam a emissão dos gases de efeito estufa – gás carbônico (CO2), gás metano (CH4) e óxido nitroso.

Para esclarecer as dúvidas do produtor interessado em aderir ao Programa ABC, estarão no estande engenheiros agrônomos do Mapa que irão orientar as bases do projeto que visa garantir mais renda na produção agrícola e pecuária e maior geração de alimentos para a população, atrelado à proteção ao meio ambiente. Também estará no estande,  na quarta e quinta-feira, das 16 às 19 horas, um representante do Banco do Brasil, com a finalidade de orientar os produtores e cooperativas sobre requisitos e propostas de financiamento para projetos técnicos de acordo com o Programa ABC, o qual oferece taxas de juros de 5,5% ao ano.

Recuperação e Melhoramento de pastagens

A Embrapa dará destaque a recomendações de manejo para a Recuperação e Melhoramento de Pastagens, com utilização de tecnologias, como ajuste de carga animal, altura da pastagem após pastejo, entre outras. Para tirar dúvidas a respeito deste temas, estarão no estande, na próxima terça e quarta-feiras (09 e 10/10) os pesquisadores Maurício Köpp e Naylor Perez. Além deste tema, será abordado o funcionamento da dinâmica solo-planta, em que o manejo adequado da pastagem propicia à mesma, maior produtividade e longevidade, sem deixar de mencionar os importantes serviços ambientais. Para isto, o pesquisador Leandro Volk, na quinta-feira (11) mostrará os monolitos de solo com pastagens de campo nativo, que demonstram como diferentes intensidades de pastejo afetam a dinâmica do sistema radicular.  Ainda relacionado a pastagens, haverá também o tema Re-conhecimento dos campos sul-brasileiros,  que visa lançar um novo olhar dos campos sulinos, com destaque para riqueza de espécies forrageiras nativas presentes do Bioma Pampa.  Para conversar sobre este assunto, estará também na quinta-feira (11), o pesquisador José Pedro Trindade. Todos os pesquisadores estarão atendendo entre às 15 e 19 horas.

Projeto Pecus no bioma Pampa

Outra ação apresentada na feira será a Rede de Pesquisa Pecus que está avaliando, em todos os biomas, o balanço entre as emissões de gases do efeito estufa (GEE) e o sequestro de carbono do sistema pecuário. Adicionalmente a isso, o projeto pretende recomendar tecnologias que reduzam as emissões GEE e proporcionem maior sequestro de carbono. No estande estarão os equipamentos utilizados no projeto para coleta de gases no complexo solo-planta e nos bovinos para medir os gases provenientes da erucção (arroto). Este sim, ao contrário do que se propaga, é a principal fonte emissora de metano resultado do processo digestório dos ruminantes.

Maquete 3D

Em relação às pesquisas voltadas para a ovinocultura estará à disposição do público a visualização de uma maquete em 3D para ilustrar a infraestrutura para a Inseminação, desenvolvida e fomentada, nas décadas de 1940 e 1950, pelo Serviço de Fisiopatologia da Reprodução e Inseminação Artificial (Sfria) de Ovinos do Ministério da Agricultura. Com esta infraestrutura é possível realizar a sincronização de partos e o uso da inseminação artificial com sêmen fresco. A disseminação dessa tecnologia de IA é uma ação de resgate realizada pela Embrapa Pecuária Sul, já que visa facilitar o manejo dos animais e propiciar que o sêmen de carneiros de elevada qualidade possam inseminar um maior número de ovelhas. Com a sincronização de partos, tecnologia divulgada pela Embrapa Pecuária Sul, além de reunir, no mesmo período, um maior número de fêmeas férteis para a inseminação, é possível fazer com que os partos coincidam com épocas de melhor disponibilidade alimentar, o que reduz as perdas após a parição.

 

Embrapa Pecuária Sul
Núcleo de Comunicação Organizacional - NCO
Jornalista Manuela Bergamim
Jornalista Fernando Goss
Estagiária de Jornalismo Juliane Couto
Fone: (53) 3240-4660 begin_of_the_skype_highlighting
 
www.cppsul.embrapa.br