Leite Gaúcho capacita produtores em Augusto Pestana


Primeira comunidade do município a sediar a etapa inicial do curso foi a Linha São João


Curso quer qualificar, por meio de assistência técnica da Emater/RS-Ascar, produtores de leite

A comunidade de Linha São João, interior de Augusto Pestana, foi a primeira do município a sediar a etapa inicial do curso Gestão Cooperativa da Produção de Leite, do Programa Estadual Leite Gaúcho. O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

Promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Cooperativa União dos Agricultores Familiares de Augusto Pestana (Cooperap), o curso foi realizado no dia 12 de setembro. Na primeira etapa, o foco foi o planejamento da alimentação dos animais, com explicações teóricas e práticas, na propriedade do casal Leonice Maria e Ildo Juarez Mensch.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Erni Breitenbach, o objetivo é capacitar continuamente todos os 94 sócios da cooperativa. “Para isso, os agricultores foram divididos em núcleos, por proximidade. Assim que for evoluindo a discussão, os temas serão adequados conforme a demanda do núcleo”, explicou Breitenbach.

A primeira etapa da capacitação será concluída neste mês, no dia 26 com o núcleo de Arroio Bonito e no dia 28 com o núcleo de Esquina Gaúcha. A segunda etapa do curso está prevista para a primeira quinzena de outubro, com atividades práticas na propriedade do casal Lirdi e Orlando Rhoden.


Leite Gaúcho
O Programa Estadual Leite Gaúcho, lançado pelo Governo do Estado em 2011, tem dois objetivos específicos: aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite nos estabelecimentos rurais de base familiar. A meta é qualificar, por meio de assistência técnica prestada pela Emater/RS-Ascar, mil grupos de 30 famílias na bacia leiteira em todo o Estado, atendendo agricultores familiares, quilombolas, assentados da reforma agrária e do crédito fundiário, pecuaristas familiares, atuais produtores de leite, novos produtores e moradores do meio rural em situação de extrema pobreza.

 

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
Fone: (55) 3333 8040