Grupo Temático Forrageiras define ações futuras na Rede Leite


Acompanhar evolução de propriedades nas microrregiões de Três Passos e Tenente Portela é uma das metas


Integrantes do GT Forrageiras reuniram-se no Campus da Unicruz

Representantes do Grupo Temático Forrageiras, um dos sete grupos da Rede Leite, reuniram-se na quarta-feira (12/9), no Campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz). O objetivo do encontro foi analisar e dar encaminhamento às questões debatidas nas reuniões do grupo com os extensionistas da Emater/RS-Ascar, em agosto, durante o I Fórum Técnico da Rede Leite.

Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, uma das demandas a ser priorizada pelo Grupo Temático Forrageiras diz respeito às Planilhas de Sistematização da Produção (PSP) das Unidades de Observação (UO), utilizadas para registros e avaliações econômicas e produtivas. O grupo temático pretende reunir essas planilhas e fazer um estudo sob enfoque forrageiro, mas com abordagem sistêmica. “Com isso, queremos analisar questões como lotação animal em pastagem, sistemas forrageiros, uso de silagem e ração, produtividade de leite, raças (biotipo animal e genética), entre outros”, disse.

Outra iniciativa será observar a evolução das UOs das microrregiões de Três Passos e Tenente Portela, a fim de verificar se a exclusão da soja ou fumo em algumas propriedades provocará um aumento gradativo do número de animais, do uso de silagem e ração. “Ou seja, queremos analisar se haverá intensificação dos sistemas de produção visando maior produtividade de leite, e quais os impactos disso”, afirmou Silva.

Durante o encontro, o grupo também discutiu formas de aproximar os pesquisadores dos extensionistas e produtores. As sugestões serão analisadas na próxima reunião geral da Rede Leite, marcada para o dia 9 de outubro.

 

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
Fone: (55) 3333 8040