Rede Leite é apresentada no XV Fórum do Leite


Palestra sobre o programa, com participação de produtor da Rede Leite, ocorreu no campus da Unicruz.


Metodologia da Rede prioriza interação extensionista-pesquisador-agricultor.

Uma nova proposta para gerar desenvolvimento. Assim o Programa em Rede Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira na Região Noroeste do Rio Grande do Sul (Rede Leite) foi apresentado na terça-feira (11/9), no XV Fórum do Leite da Universidade de Cruz Alta (Unicruz).

 A palestra sobre o programa foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, José Cláudio Motta, pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, e pelo produtor de leite Edevaldo Siqueira, da Unidade de Observação (UO) de Boa Vista do Incra. A professora da Unicruz,  Rosane Felix, mediou a palestra.

 Em sua explanação, Motta abordou a crise na agricultura e o surgimento da Rede Leite. A metodologia da Rede foi detalhada por Martins, que deu ênfase aos avanços verificados nas UOs a partir da interação extensionista-pesquisador-agricultor. “Partimos dos problemas enfrentados pelos agricultores familiares para encontrarmos e propormos soluções. A propriedade familiar é a base do trabalho da Rede Leite. Hoje temos 68 Unidades de Observação, assim chamadas as pequenas propriedades rurais que fazem parte do programa”, disse o pesquisador da Embrapa.

 Finalizando a apresentação, o produtor Edevaldo relatou a experiência vivida desde o ingresso da sua família na Rede Leite, há três anos. ”Nossa propriedade mudou depois que passamos a fazer parte deste programa. Muitas coisas melhoraram, e com a proposta de trabalho, há muito ainda por se fazer. Estamos apostando no leite e, por enquanto, está dando certo”, comemorou Edevaldo.

 O XV Fórum do Leite foi promovido pelo curso de Medicina Veterinária da Unicruz e reuniu estudantes e produtores de leite da região Noroeste.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
Fone: (55) 3333 8040