Rede Leite acolhe sugestões dos técnicos da Emater/RS-Ascar


Pesquisadores ouvem sugestões dos extensionistas da Emater/RS-Ascar que compareceram ao I Fórum Técnico da Rede Leite


Fórum Técnico aproxima pesquisadores e extensionistas

Pesquisadores da Embrapa, Unijuí, Unicruz, Fepagro e Instituto Federal Farroupilha-campus de Santo Augusto, ouviram, na quarta-feira (15/8), as sugestões elaboradas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar que compareceram ao I Fórum Técnico da Rede Leite, realizado no campus da Unijuí. Tanto os extensionistas como os pesquisadores fazem parte da Rede Leite. “Esta é uma fantástica reunião de profissionais que nos desafiam a buscar melhorias na qualidade de vida dos pequenos produtores de leite”, disse o professor e coordenador do curso de Agronomia da Unijuí, Roberto Carbonera.


Uma das principais necessidades relatadas pelos extensionistas refere-se a uma maior socialização das informações produzidas pelo grupo dos pesquisadores, a partir dos dados repassados a eles pela Emater/RS-Ascar. “Só haverá troca se houver comunicação”, destacou a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, Roseli Seitefuss.


Os extensionistas também fizeram muitos elogios à iniciativa dos pesquisadores de aprofundar, na Rede Leite, outros temas, além do tema central pasto-leite, tais como saúde, gestão ambiental, economia de mercado e sucessão rural. “A evasão dos jovens está comprometendo a unidade de produção familiar”, exemplificou o pesquisador da área de socioeconômica da Embrapa Pecuária Sul, Jorge Sant’Anna.


A Rede Leite
Formalizada em 2008, a Rede Leite reúne oito instituições, Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul e Clima Temperado, Unijuí, Unicruz, Fepagro, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Cooperfamiliar e Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos (Agel). O número de famílias de pequenos agricultores que integram a Rede Leite nos 47 municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí, passou de 50 para 59.

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Fone: (55) 3333 8040
www.emater.tche.br