Fórum Técnico da Rede Leite apresentará indicadores sociais do Território da Cidadania


Grupo Social da Rede Leite abordará no evento divisão sexual do trabalho e como o jovem se insere na decisão dos lucros da atividade


Reunião do Grupo Social que tratou da apresentação no I Fórum Técnico da Rede Leite

 

Ampliar e levar ao conhecimento dos extensionistas rurais a importância dos indicadores sociais relacionados à saúde, gênero e sucessão rural na cadeia produtiva do leite. Estes são os principais temas que o Grupo Social, um dos sete grupos temáticos do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite) tem para o I Fórum Técnico da Rede Leite, que será realizado no dia 15 de agosto, na Unijuí, em Ijuí.

Para planejar a apresentação no evento, integrantes do Grupo Social reuniram-se nesta segunda-feira (16/7), em Ijuí, no escritório regional da Emater/RS-Ascar. A pauta do encontro resgatou  informações e diagnósticos do programa de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) Território Noroeste Colonial, programa que abrange quatro mil famílias e compreende cinco microrregiões da Emater/RS-Ascar de Ijuí(Panambi, Ijuí, Santo Augusto, Tenente Portela e Três Passos). Essas informações, segundo a coordenadora de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, Silvana Canova Ritterbusch,se referem a aspectos sociais, potencialidades, dificuldades que foram levantadas, diagnosticadas e algumas ações já trabalhadas no ATER. “O olhar voltou-se aos aspectos relacionados ao número de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, ao número de jovens no campo e ao grau de tecnificação”, disse Silvana.

E é com base neste levantamento que o Grupo Social apresentará os indicadores sociais no fórum da Rede Leite. “Além dos indicadores saúde, sucessão rural e gênero, já construídos, serão discutidos também as questões de gênero quanto à divisão sexual do trabalho, processo de tomada de decisões, gestão da propriedade, acesso ao crédito/mulher, capacidade de pagamento do crédito, as construções e/ou adaptações das salas de ordenhas partem da decisão familiar ou inicialmente de quem está à frente do trabalho de ordenha, qual a visibilidade do trabalho da mulher e jovem, e também de sucessão, de como o jovem se insere na decisão dos lucros da atividade, e no processo de decisão dos investimentos”, explica a cooredenadora da área social da Emater/RS-Ascar. Para ampliar essa discussão, foi planejada a elaboração de um questionário, que será organizado e encaminhado, no dia do fórum técnico, a todos os representes dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.

O I Fórum Técnico da Rede Leite é um evento de âmbito interno que visa à interação entre as pessoas que constituem a rede, permitindo trocar conhecimentos, ideias e percepções sobre o trabalho desenvolvido, aproximando os extensionistas dos pesquisadores. “O objetivo é que os integrantes da Rede Leite, dentre grupos temáticos, técnicos e pesquisadores, conheçam as equipes de trabalho do programa, e também possam saber o que cada grupo está realizando dentro de sua área temática”, concluiu o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gilberto Pozzobon.

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

Estagiária Jaqueline Peripolli

cbrutti@emater.tche.br

(55) 3333 8040




Outras imagens

Reunião do Grupo Social Setembro 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião do Grupo Forrageiras Setembro 2012

Reunião do Grupo Forrageiras Setembro 2012

Reunião do Grupo Ambiental Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli


Reunião do Grupo Qualidade do Leite e Sanidade Animal Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião do Grupo Social Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião Ordinária da Rede Leite Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião Ordinária da Rede Leite Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli


Reunião Ordinária da Rede Leite Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião sobre melhoramento genético Junho 2012 Foto Cleuza Brutti

Reunião sobre melhoramento genético Junho 2012 Foto Cleuza Brutti

Reunião Unijuí 17 novembro 2010