Governo aposta na experiência do Cocap e Rede Leite para fazer frente à ideia de commoditie


A expectativa do governo é poder contar com auxílio de dois projetos desenvolvidos na região, a Rede Leite e o Projeto de Coesão Social Através do Fortalecimento das Cadeias Produtivas (Cocap), financiado pela União Europeia.


Reunião entre representantes do Governo do Estado, Rede Leite e Cocap

O assessor do Departamento de Cooperativismo, ligado a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ari De David, e o coordenador estadual dos Núcleos de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar,  Neimar Peroni, estiveram em Ijuí, na terça-feira (12/6), para falar sobre a necessidade de a Região Noroeste implantar uma estratégia de longo prazo, que valorize o diálogo com a indústria local do leite e a diversificação de produtos. “É uma boa aposta diversificar os produtos e fugir da ideia de que o leite é uma commoditie. Os italianos fizeram isso”, disse De David.

A expectativa do governo é que essa estratégia possa contar com auxílio de dois projetos desenvolvidos na região, o Projeto de Coesão Social Através do Fortalecimento das Cadeias Produtivas (Cocap), financiado pela União Europeia, e o Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite), do qual fazem parte nove instituições e 50 famílias de pequenos produtores de leite.

A Rede Leite, segundo Peroni, tem o mérito de desenvolver a produção “da porteira para dentro”, enquanto o Cocap, através da experiência trazida dos distritos industriais da região de Vêneto, na Itália, aponta para a necessidade de "olharmos para a cadeia do leite de forma vertical, incluindo a indústria no diálogo”.

O responsável pelo Laboratório de Projetos do Cocap e professor da Unijuí, Dilson Trennepohl, adiantou que no fim de junho serão analisadas as respostas de um questionário aplicado a 670 famílias do Noroeste gaúcho. Trennepohl sugeriu que esses dados sejam socializados em seminários e encontros realizados no âmbito do Cocap e Rede Leite. “Este será o grande desafio, interpretar como o produtor de leite se enxerga no espelho”, concluiu o professor da Unijuí.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

Fone: (55) 3333 8040

www.emater.tche.br