Rede Leite discute igualdade de gênero no território rural


Debate faz parte de formação continuada promovida pelo GT Social.


Extensionistas e professora da Unicruz participam da formação sobre gênero em Ijuí.

A Emater/RS-Ascar promoveu nesta segunda-feira (17/08), em Ijuí, uma discussão sobre as relações de gênero dentro do território rural. A discussão, que deverá influir na matriz do Planejamento Estratégico da Instituição, encerra um ciclo de debates que vinha ocorrendo há um ano, por meio do curso de Formação Continuada, voltado a seus extensionistas, no âmbito da Rede Leite - Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul. "Pensamos em planejar ações de gênero de curto, médio e longo prazos", disse a assistente técnica social da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Silvana Canova.

Ainda segundo Silvana, o curso sobre gênero é considerado uma formação e não uma capacitação. A diferença está no fato de a formação considerar a trajetória de aprendizado dos extensionistas antes e depois do curso. "Importante destacar a continuidade deste trabalho dentro da Emater", frisou Silvana.

Segundo o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Carlos Turra, é uma política da Casa investir na formação da sua equipe. "Nossa ação vai no sentido de tornar visível o trabalho da mulher e combater a violência, algo ainda velado no meio rural", enfatizou a responsável pela área de Gênero e Juventude Rural da Emater/RS-Ascar, Clarice Bock. O tema que envolve questões de gênero, segundo Clarice, está no contexto das diretrizes da Instituição, que apontam para ações gratuitas, continuadas e planejadas para a defesa de direitos. 

"Direito a uma vida sem violência é um direito de todas as mulheres. É um fenômeno complexo que exige, portanto, uma abordagem complexa. É preciso ter uma estratégia qualificada para iniciar uma intervenção que fortaleça a mulher", destacou a socióloga da Universidade de Cruz Alta, Janete Schubert.

A desigualdade entre gêneros, segundo a assistente técnica social da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Isabel Robaert de Souza, também "é uma questão que tem a ver com a nossa postura de cidadão, a gente se comove e não tem como ficar de braços cruzados", disse Isabel. 

O que fazer ?

"O que é possível para os trabalhadores da assistência social? A única coisa que não é possível é virar as costas e ir embora", ressaltou Janete. Silvana Canova lembrou que na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Ijuí a igualdade entre os gêneros é um assunto abordado pelos extensionistas dentro dos eixos, programas, projetos e atividades que norteiam o trabalho, como em assuntos ligados à produção de leite, crédito, cooperativismo e produção de alimentos, por exemplo.

Rede Leite

Fazem parte da Rede Leite a Emater/RS-Ascar, Embrapa, Unicruz, Unijuí, Ufsm, Instituto Federal Farroupilha - campus Santo Augusto, Fepagro, Cooperfamiliar e Rede Dalacto.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti