Leia a íntegra da Carta da Rede Leite



  CARTA DA REDE LEITE  

IJUÍ, 04 MARÇO 2015

 A Rede Leite é um programa de pesquisa-desenvolvimento que busca contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e da atividade leiteira. A rede atua a mais de dez anos na região noroeste do Rio Grande do Sul, através de um processo integrado de construção e intercâmbio de conhecimentos entre pesquisadores, extensionistas e agricultores, reunindo sete instituições conveniadas: Emater-RS/Ascar, Embrapa, Unijuí, Unicruz, Fepagro, IFF Campus Santo Augusto e UFSM.

 A equipe da Rede Leite, preocupada com a situação atual de milhares de famílias de agricultores, reuniu-se de forma extraordinária no dia 04 de março de 2015 em Ijuí-RS, para discutir a situação e perspectivas da cadeia do leite no estado e na região. Dentre mais de 30 pessoas, estavam presentes representantes de algumas cooperativas de produtores da região, da AGEL e da UNICAFES, além dos técnicos e pesquisadores da rede.

 Os últimos acontecimentos, como os episódios de fraude no leite e as mudanças na conjuntura das grandes agroindústrias, vêm causando grandes impactos principalmente sobre os produtores de menor produção em volume de leite. Várias questões e fatos foram levantados na reunião, os quais refletem a atual realidade do setor e dos agricultores. Podem-se destacar: a falta de garantias ao produtor quanto ao pagamento e aos resultados da qualidade do seu leite; produtores que não receberam pagamento pelo leite entregue; e produtores que não conseguem mais vender o leite, pois algumas indústrias estão deixando de recolher pequenas quantidades e de comprar via cooperativas.

 O momento atual, portanto, de grandes dificuldades pelas quais atravessam milhares de agricultores familiares na região, requer uma mobilização e ação social coletiva de todos os agentes envolvidos na cadeia de produção, especialmente o poder público estadual e municipal, face aos impactos sócio-econômicos decorrentes dessa nova conjuntura e estrutura de mercado. Além da importância econômica da atividade leiteira, gerando renda e movimentando as economias locais, ressalta-se sua importância social, pois mantém milhares de famílias vivendo no meio rural com qualidade de vida.

 A Rede Leite, como organização interinstitucional ligada ao setor, tem o compromisso de atuar em conjunto com os demais agentes da cadeia para reverter ou pelo menos amenizar os problemas ocorrentes. Diversas atividades já vêm sendo conduzidas pela rede visando contribuir para a melhoria da produtividade, da qualidade do leite e dos sistemas de produção. Contudo, levantaram-se na reunião algumas ações estratégicas de curto, médio e longo prazo, as quais podem ser articuladas com o comprometimento do poder público:

 (a) Debater e criar políticas públicas emergenciais;

(b) Criar instrumentos legais específicos que forneçam maior garantia aos produtores quanto ao recebimento do pagamento e à qualidade do leite entregue;

(c) Implantar um sistema de fiscalização oficial dos processos de coleta e transporte das amostras de leite até chegar aos laboratórios credenciados;

(d) Fortalecer a assistência técnica e extensão rural pública;

(e) Apoiar e fortalecer o sistema cooperativo dos agricultores familiares, em escala local e regional, focando em processos e produtos diferenciados, na agroindustrialização e em mercados específicos.

 

COMITÊ GESTOR DA REDE LEITE

www.programaredeleite.com.br