Carta da Rede Leite será entregue ao Governo e entidades ligadas à cadeia do leite


Documento é sucinto, mas expressa clareza de propósitos


Instituições expressam preocupação com a situação dos pequenos produtores de leite.

O Comitê Gestor da Rede Leite reuniu-se em Ijuí nesta quinta-feira (26/03) e definiu, durante o encontro, quais são as entidades que irão receber a Carta da Rede Leite. As seis "ações estratégicas" propostas na carta serão entregues ao Instituto Gaúcho do Leite, Câmara Setorial do Leite, vinculada à Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seapa), Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e associações de municípios da região Noroeste do Estado.

Embora sucinta, o documento contém apenas seis "ações estratégicas", a carta expressa clareza de propósito de parte das instituições que integram a Rede Leite - Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul. Fazem parte da Rede Leite, a Emater-RS/Ascar, Embrapa, Unijuí, Unicruz, Fepagro, IFF - campus Santo Augusto e UFSM.

Em um dos trechos da carta, as instituições expressam preocupação com a situação dos pequenos produtores de leite. "Podem-se destacar, por exemplo: a falta de garantias ao produtor quanto ao pagamento e aos resultados da qualidade de seu leite; produtores que não receberam pagamento pelo produto entregue; e produtores que não conseguem mais vender o leite, pois as indústrias deixaram de recolher pequenas quantidades e também deixaram de comprar via cooperativas". 

O Comitê Gestor da Rede Leite justifica a formulação da carta dizendo que considera "necessária uma mobilização das organizações sociais, instituições e poder público, no sentido de desenvolver ações de curto e médio prazo para reverter ou pelo menos amenizar os problemas ocorrentes". 

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti