Agricultores são destaque no 17º Fórum do Leite em Cruz Alta


Quatro agricultores da Rede Leite apresentaram-se durante o Fórum.


Dalva Boton e Loiva Mittelstaedt mostram dados animadores sobre redução de abordos em vacas.

No terceiro e último dia do 17º Fórum do Leite, realizado nesta quarta-feira (24/09), no campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), o destaque foi o 3º Fórum Técnico do Programa Rede Leite - Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul. Quatro agricultores da Rede Leite apresentaram-se durante o Fórum.

De Fortaleza dos Valos, o casal Ingredi e Nereu Weber enumerou as medidas adotadas para atender a legislação ambiental. Os agricultores fecharam as vossorocas da propriedade, construíram um açude para conter a água das enxurradas e outro, para irrigação, armazenam a água da chuva que escorre pelo telhado do galpão e utilizam o esterco para fertilizar o solo onde cresce o pasto. A Área de Preservação Permanente (APP) foi cercada para evitar o pisoteio dos animais.

A Agricultura de Pejuçara, Dalva Boton, relatou como conseguiu baixar o número de abortos em seu plantel leiteiro. Após eliminar o timbó, árvore considerada abortiva, o número de abortos dos animais caiu de 12 para um. Os extensionistas da Emater/RS-Ascar, Loiva Mittelstaedt e Oldemar Weiller, lembraram que o corte do timbó requer licença ambiental. Dalva ainda acompanha a saúde do rebanho por meio de análises realizadas em laboratório da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Unijuí).

O jovem produtor de leite de Boa Vista do Incra, Altair Siqueira, outro agricultor convidado para falar no Fórum do Leite, enfatizou a importância do planejamento, assunto corriqueiro na família dele.  A Planilha de Sistematização da Produção (PSP), desenvolvida pela Emater/RS-Ascar, foi apontada como uma ferramenta imprescindível para se conseguir visualizar o fluxo financeiro da atividade leiteira e tomar decisões a partir de indicadores mais confiáveis. As últimas estiagens que prejudicaram a maioria dos produtores de leite também afetaram o bolso dos Siqueira. Para se prevenir de adversidades futuras, Altair planeja a implantação de sombra, armazenagem e distribuição de água nos piquetes dos animais.

Os cuidados com a alimentação do rebanho garante teor de gordura e proteína desejados pela indústria, que prefere pagar um pouco mais pela qualidade do leite produzido pela família Siqueira.

O Fórum foi realizado pela Unicruz, Embrapa, Emater e Rede Leite. “A Rede Leite tem nos ajudado a conhecer melhor a realidade do campo”, disse na abertura do Fórum a professora da Unicruz, Rosane Felix.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti