Em Cruz Alta, começa Fórum de Produção Pecuária-Leite


Gado passa maior parte do verão estressado por causa do calor.


Fórum prossegue até quarta-feira.

Em Cruz Alta, começou nesta segunda-feira (22/09), no campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), o 17º Fórum de Produção Pecuária-Leite. Na quarta-feira, às 18h, o encerramento do Fórum será no Parque Integrado de Exposições, onde estará se realizando a 11ª Feira Nacional do Trigo (Fenatrigo). 

 Na abertura do Fórum, o médico veterinário Cristiano Luiz Zerbielli palestrou sobre a avaliação e mecanismos no combate ao estresse térmico, responsável, segundo Zerbielli, pela queda de 15 a 50% da produtividade.

O médico veterinário apresentou um estudo realizado no verão passado, com mais de quatro mil vacas, em 10 propriedades rurais do Rio Grande do Sul, com o objetivo de avaliar a eficiência dos sistemas de resfriamento empregados nas propriedades. O rebanho pesquisado esteve com estresse térmico em 82% do período: “Alguns sistemas de resfriamento não são tão eficientes. Precisamos entender seus limites. Não se trata de diminuir a produtividade, mas os animais que mais produzem precisam de cuidados especiais”, disse Zerbielli.

Ainda pela manhã, o engenheiro agrônomo Douglas Zaviezzo, da Special Nutrients (Miami-EUA), debateu a Influência das Micotoxinas na Atividade Leiteira. Micotoxinas são substâncias químicas e tóxicas produzidas por fungos e que podem prejudicar a produção leiteira. Vacas leiteiras têm alta exposição à toxina, ingerindo alimentos contamidados, como silagem ou feno.

À tarde, o professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Ciro Meirelles, falou sobre o uso de indicadores de desempenho no controle reprodutivo de propriedades leiteiras. Meirelles disse que o papel do profissional é desenvolver o trabalho de forma usual, contudo a obtenção de benefícios nos serviços realizados tornou-se uma exigência de mercado. “Todos os clientes que fazem parte da cadeia produtiva do leite esperam uma resposta satisfatória, inclusive o consumidor final”, observou Meirelles.

Na sequência da programação do Fórum, o também docente da PUC/PR, Tiago André Frigotto, ministrou uma palestra sobre distúrbios metabólicos no período de transição em vacas leiteiras. Em sua maioria, estes problemas são ocasionados pelo manejo nutricional inadequado dos animais, podendo afetar o rendimento da produção. O debate foi moderado pela professora do curso de Medicina Veterinária da Unicruz, Daniele Furian Araldi.

O Fórum

O 17º Fórum de Produção Pecuária-Leite é um espaço de discussão, troca de ideias e avaliações sobre a atividade pecuária-leiteira. O evento aproxima profissionais das áreas da medicina veterinária, agronomia e zootecnia, acadêmicos e produtores rurais.

O Fórum prossegue nesta terça-feira (23/09), a partir das 8h, com 13 oficinas teórico-práticas. As atividades serão realizadas nas salas de aula do campus, no Hospital Veterinário e em propriedades rurais da região. Paralelamente ao Fórum, ocorre o 4º Salão de Trabalhos Científicos, exposição de pesquisas científicas desenvolvidas no meio acadêmico.

Informações

Assessoria de Imprensa da Unicruz

Edição

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar