Cooperativas de leite comparecem em peso a fórum organizado pelo Núcleo de Cooperativismo de Ijuí


Evento serviu de termômetro do grande interesse no cooperativismo.


Cooperativas representam 1.310 produtores de leite no Noroeste.

A presença massiva de dirigentes de cooperativas de leite do Noroeste gaúcho em fórum promovido nesta quarta-feira (28/5), em Santo Augusto, pelo Núcleo de Cooperativismo de Ijuí, foi considerada um termômetro do grande interesse dos agricultores familiares pelo fortalecimento do cooperativismo. Das 15 cooperativas de leite assessoradas pelo Núcleo, 11 enviaram representantes ao encontro, realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Augusto. “Queremos que as cooperativas familiares sejam protagonistas. Essa é uma opção de Estado”, disse o assessor técnicodo Departamento de Cooperativismo da Secretaria de
Desenvolvimento Rural (SDR), Ari De David.

 Também se fizeram representar no Fórum de Intercooperação das Cooperativas do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Rio Grande do Sul (Unicafes), Associação Gaúcha dos Empreendimentos Lácteos (Agel), Arranjo Produtivo Local – Agroindústria Familiar Celeiro (APL) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruz Alta.

 O coordenador executivo do APL, Carlos Denis Lima, disse que o isolamento das pequenas cooperativas prejudica o acesso a mercados estratégicos. “O APL está disposto a ser parceiro, porque sozinhos não vamos avançar”, disse Lima.

 “Nós estávamos numa luta desigual, era como jogar a carne numa jaula onde tinha um leão e um gatinho”, comparou o coordenador regional da SDR, Adelmo Colbek. Com a criação da SDR, há três anos, os recursos do Orçamento do Estado, segundo Colbek, chegam em maior quantidade ao pequeno produtor. Segundo Colbek, a SDR tem 25% do orçamento público para aplicar em projetos. Na região Celeiro, ilustrou o coordenador regional da SDR, 80% dos projetos têm a finalidade de qualificar a bacia leiteria, seja por meio de projetos de irrigação, agroindústria ou por meio do Programa Leite Gaúcho.

 Núcleo de Cooperativismo de Ijuí

 Em funcionamento desde 2011, o Núcleo de Cooperativismo de Ijuí é formado por extensionistas da Emater/RS-Ascar com formação profissional multidisciplinar. Sob a coordenação da administradora de empresa Silvana de Mattos, a equipe executa o Programa de Extensão Cooperativa (PEC) em 27 cooperativas familiares, localizadas nos Coredes Celeiro, Noroeste Colonial e Alto Jacuí.

 Além do Núcleo de Cooperativismo de Ijuí, existem outros sete Núcleos com atuação no Rio Grande do Sul.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti