Pesquisadora da Embrapa participa de conferência internacional sobre pecuária e mudanças climáticas


Evento ocorreu em Madri


Cristina Genro apresentou resultados de trabalho sobre emissão de metano por bovinos de corte.

 Entre os dias 19 e 20 de maio, especialistas e pesquisadores estiveram reunidos em Madri, na Espanha, para debater o papel da produção pecuária nas mudanças climáticas. A conferência Pecuária, Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar aprofundou discussões sobre os desafios enfrentados pelo setor de pecuária e as formas eficientes de aumentar a sua contribuição para o abastecimento alimentar de maneira sustentável e com menos impactos ambientais. A pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul Cristina Genro é a única brasileira a participar como conferencista do evento.

A pesquisadora brasileira apresentou os resultados, ainda preliminares, do trabalho que vem sendo desenvolvido para avaliar a emissão de metano por bovinos de corte criados em pastagens naturais no bioma Pampa. O trabalho faz parte da Rede de Pesquisa Pecus,liderada pela Embrapa, e que esta estudando a atividade pecuária nos seis biomas brasileiros, especificamente na questão da emissão de gases que interferem no processo de mudanças climáticas. A pesquisa no bioma Pampa é liderada pela Embrapa Pecuária Sul e conta com a participação de pesquisadores de outras instituições, como Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).

  De acordo com Cristina Genro, as pastagens nativas são a principal base para a criação de bovinos de corte no Sul do Brasil, norte da Argentina e no Uruguai. No entanto, dados relacionados com a emissão de metano neste ambiente ainda não estão disponíveis. Desta forma, um dos objetivos da pesquisa é avaliar a emissão de metano por animal e por quilo de carne produzida de bovinos de corte criados em pastagem nativa com diferentes níveis de intensificação. Cristina Genro ressalta que os resultados iniciais neste sistema de produção mostram que os valores médios obtidos para a emissão de metano por animal encontram-se abaixo dos valores propostos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para esta categoria animal. “As pastagens nativas bem manejadas apresentam potencial para produzir carne de qualidade com baixos valores de emissão de metano reduzindo, desta forma, o impacto para o meio ambiente”, acrescentou a pesquisadora.

AnimalChange – Após a conferência, nos dias 21, 22 e 23, a pesquisadora Cristina Genro participa da reunião anual do AnimalChange, projeto internacional que está desenvolvendo estudos e análises sobre a produção pecuária sustentável, do qual a Embrapa Pecuária Sul faz integra. O programa objetiva quantificar a emissão GEE em várias regiões do planeta e em diferentes sistemas de produção. Trata-se de um projeto que visa integrar opções de mitigação e adaptação ao aquecimento global para uma produção animal sustentável, reunindo cientistas da Europa, África e do Brasil.

 

 Informações

Embrapa Pecuária Sul
Núcleo de Comunicação Organizacional
jorn. Fernando Goss
jorn. Manuela Bergamim