Rede Leite e Balde Cheio são apresentados durante Expofeira de Pejuçara


O Programa Rede Leite foi apresentado a produtores durante a 9 Expofeira, evento realizado em maio de 2010 em Pejuçara.


O Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistema de Produção com atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite) foi apresentado, no dia 14 de maio de 2010, a produtores que participaram da 9aExpofeira, evento realizado em Pejuçara.

 A apresentação ficou por conta do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Pedro Urubatan Neto da Costa. “A Rede Leite faz a sua pesquisa no local onde está o produtor, ou seja, nas propriedades rurais”, explicou Urubatan.

 A Rede Leite vem sendo desenvolvida desde 2008, em 50 propriedades rurais de 47 municípios das regiões Noroeste Colonial e Alto Jacuí. “Tecnologia não se transfere, se constrói”, disse o gerente da Emater/RS-Ascar regional de Ijuí, Romeu Rohde. “A Rede Leite não é produto de uma só pessoa, mas de técnicos, pesquisadores e produtores que estão aprendendo e pensando juntos”, completou Rohde. 

 Engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Marcelo Brandoli, fez a apresentação do Programa Balde Cheio, em atividade em 22 estados brasileiros através da parceria com Embrapa, Cooperideal, BRF Brasil Foods, prefeituras e Emater. “O Balde Cheio é um programa de repasse de tecnologia, desenvolvido nas propriedades leiteiras de pequeno porte”, explicou Brandoli. Para fazer parte do Balde Cheio, o produtor tem certas obrigações como registrar, periodicamente, as condições do clima e da saúde dos animais.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

(55) 3333 8040

www.emater.tche.br