Rede Leite vai analisar indicadores de sustentabilidade em 2014



Grupo da Rede Leite buscará indicadores de sustentabilidade.

Integrantes da Rede Leite irão refletir, em 2014, quais são os mais adequados indicadores de sustentabilidade para auxiliar a compreender a dinâmica das pequenas propriedades rurais. O objetivo é ampliar e qualificar o olhar de pesquisadores, extensionistas e agricultores, lançado, a partir da perspectiva da sustentabilidade, na direção das 67 pequenas propriedades rurais que fazem parte da Rede Leite.

 O complexo exercício de pensamento deverá envolver os sete Grupos Temáticos (GT) da Rede Leite: Fora da Porteira, Ambiental, Social, Econômico, Genética, Forrageiras e da Comunicação.

 A atividade foi sugerida na quarta-feira (18/12), em Cruz Alta, pela Embrapa, que é uma das nove instituições que integram a Rede. Conforme o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, a Instituição elaborou um projeto, já enviado à Brasília, no qual propõe analisar, a partir de indicadores de sustentabilidade, aproximadamente três das 67 Unidades de Observação (UO) – pequenas propriedades rurais.

 Independentemente de o projeto ser ou não aprovado - a resposta do comitê da Embrapa será divulgada em março -, o grupo pretende levar adiante a discussão sobre a escolha de indicadores de sustentabilidade, pois entende que é importante para o aprimoramento teórico da Rede Leite.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti