Rede Leite é apresentada no Congresso Brasileiro de Agroecologia


Evento sobre Agroecologia é considerado um dos mais importantes do mundo


Congresso Brasileiro de Agroecologia se realiza na PUC/RS

Selecionada entre 1.055 trabalhos técnico-científicos, a Rede Leite – Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do Rio Grande do Sul-, foi apresentada, na quarta-feira, 27 de novembro, no Congresso Brasileiro de Agroecologia. O evento, que se realiza de 25 a 28 de novembro, em Porto Alegre, é considerado o principal evento acadêmico em Agroecologia do Brasil e um dos mais importantes do mundo.

 A apresentação, realizada no prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), atraiu a atenção de estudantes, produtores de leite e profissionais que atuam no segmento do leite. O trabalho intitulado Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS- a Visão da Extensão, foi organizado pela jornalista Cleuza Noal Brutti e engenheiros agrônomos da Emater/RS-Ascar, Gilberto Pozzobon, Auria Schröder, Gilberto Bortolini e João Schommer.

 A Rede Leite, conforme foi apresentada, é uma alternativa que se encaixa nos conceitos da Agroecologia, entre outras coisas, porque busca a sustentabilidade do sistema produtivo de leite, sem dependência de insumos externos. Ainda segundo a apresentação feita em Porto Alegre, a Rede Leite teria modificado profundamente o modo de fazer extensão rural, alargando o olhar dos extensionistas da Emater/RS-Ascar para outros indicadores, além do econômico, tais como os relacionados à saúde, sucessão rural e meio ambiente. Na visão dos extensionistas das áreas técnica e social da Emater/RS-Ascar, a Rede Leite fez com que eles aproximassem ainda mais suas agendas, chegando e atuando juntos na propriedade.

 Atualmente, 67 pequenas propriedades rurais, chamadas de Unidades de Observação (UO), aderiram ao Programa no Noroeste gaúcho e, desde então, têm recebido visitas de agricultores, pesquisadores e extensionistas.

 Fazem parte da Rede Leite, nove instituições: Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Unijuí, Unicruz, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fepagro, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Cooperfamiliar, Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar