Rede Leite define estratégia para 2010 e comemora resultados


Um calendário para 2010 acaba de ser definido pela Rede Leite. Dentre as ações estratégicas, destaque para a criação de um regimento interno.


Um calendário de ações estratégicas para 2010 acaba de ser definido pelo programa Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste (Rede Leite). A primeira delas, a criação de um regimento interno, já foi efetivada após reunião realizada em Bom Progresso, onde estiveram reunidos representantes das instituições Embrapa Clima Temperado e Embrapa Pecuária Sul, Emater/RS-Ascar, Unijuí, Unicruz, Fepagro, Instituto Federal Farroupilha, UFSM, Cooperfamiliar e Cotrisa. “Esse regimento parte da necessidade real dos produtores e deverá nortear a integração entre essas instituições”, disse o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Romeu Rohde.

 Dotadas de mais recursos para investir na área da comunicação, as instituições também pretendem estar mais próximas da sociedade, mantendo as pessoas informadas sobre os resultados obtidos desde o início oficial da Rede Leite, em 2008. De lá para cá, 50 pequenas propriedades rurais, localizadas em 46 municípios, têm recebido a visita constante de pesquisadores, extensionistas e produtores.

 A Rede Leite também tem contribuído para testar o desempenho de várias espécies de forrageiras, sendo feito o consórcio de forrageiras de inverno com as de verão. O resultado tem sido benéfico para o produtor, pois, ao plantar a pastagem de inverno sobre a de verão, as vacas passam a ter um tempo maior de pastoreio, de 6 para 10 meses. Com maior oferta de alimento, a produção de leite também aumenta e o produtor economiza na produção de silagem.

 “A ração e a silagem tem um importante papel, mas no sentido de complementar a produção de pasto, que é o mais barato para o produtor”, disse o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Silva. Segundo ele, o objetivo dos testes é evitar os altos e baixos na produção anual de leite que ocorrem em função da falta de regularidade na oferta de forrageiras. 

  

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

(55) 3333 8040

www.emater.tche.br