Arranjo Produtivo Local do Leite divulga Seminário Rumos da Bacia Leiteira


Evento será realizado em Santana do Livramento


Em cinco anos produção de leite do município cresceu 300%.

Com os objetivos de capacitar produtores, valorizar a atividade leiteira no município e fazer um levantamento de demandas do setor leiteiro, Santana do Livramento sedia, nos dias 3 e 4 de outubro, o 5º Seminário Rumos da Bacia Leiteira. O evento é uma realização do Arranjo Produtivo Local do Leite (APL do Leite) e acontece no Salão de Atos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), localizado na rua Barão do Triunfo, 1048, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

A programação envolve palestrantes de diversas entidades e visa estimular o desenvolvimento na produção local. Os assuntos tratados envolvem cooperativismo, manejo vacinal, instrução normativa nº 62, recria, valorização da atividade leiteira, entre outros.

O almoço, nos dois dias de evento, será realizado na Sociedade Espanhola, com patrocínio do Programa Leite Gaúcho. O transporte para o evento será gratuito.

Segundo a zootecnista da Emater/RS-Ascar Lisiane da Silva Schlick, nas edições anteriores do seminário, houve grande participação dos produtores. “Além da oportunidade de capacitação, os produtores colaboraram no planejamento de algumas ações do APL do Leite”, afirma. No entanto, a expectativa é que a participação este ano seja maior, já que o mês de realização foi alterado, conforme solicitação dos produtores.


Arranjo Produtivo Local do Leite
O Arranjo Produtivo Local do Leite (APL do Leite) surgiu através da necessidade de um projeto que fortalecesse a atividade leiteira em Santana do Livramento. O primeiro passo do grupo foi realizar um diagnóstico com os produtores. O levantamento aconteceu entre os anos de 2008 e 2010. Neste período, foram realizadas conferências para debater as demandas locais. A partir disso, começou o planejamento coletivo para o setor leiteiro.

Através das ações conjuntas, pode-se observar o avanço produtivo no município. Em 2005, Santana do Livramento produzia cinco milhões de litros de leite; em 2010, a quantidade passou para 20 milhões.

De acordo com Lisiane, a primeira meta do APL do Leite já foi alcançada, que seria a organização do setor. “A partir de agora, o trabalho passa por uma nova etapa, visando ao aumento da produtividade com redução de custos e produção à base de pasto, com a melhora na qualidade do leite”, conclui.

O APL do Leite é formado por representantes da Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul, Associação de Criadores de Gado Leiteiro e Produtores de Leite de Santana do Livramento, Banco do Brasil, Cooperativa dos Assentados de Santana do Livramento (Cooperforte), Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec), Cooperativa dos Produtores de Leite de Santana do Livramento (Cooaplesa), Cosulate, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Skylab, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Unipampa.


Programação:
3 de outubro de 2013
9h – Abertura;
9h30 – O cooperativismo no desenvolvimento local e regional, pelo assessor jurídico da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), Daniel Rech;
11h30 – Debate;
12h – Almoço;
13h30 – A produção leiteira como alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar, com o professor da Unipampa Jairo Alfredo Genz Bolter;
14h45 – Manejo vacinal, com o médico veterinário da Coptec, Anderson Bittencourt Ribeiro;
15h30 – Instrução Normativa nº 62, pela médica veterinária da Cosulati, Clarice Fernandez;
16h30 - Coffee Break.

4 de Outubro de 2013
9h – Centro de recria, pelo médico veterinário da Cooperforte, Dario Fernando Milanes;
10h30 – Leite Lina, pela pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Renata Suñe Martins da Silva;
12h – Almoço;
13h30 – Valorização da atividade leiteira, pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan;
14h45 – Atualização do diagnóstico da Bacia Leiteira em Santana do Livramento, por Marcelo Asconavieta, da Unipampa;
15h30 – Trabalho em grupo do APL do Leite, coordenado pela Emater/RS-Ascar;
16h30 – Coffee Break de encerramento.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Bagé
Jornalista Franceli Couto
fcouto@emater.tche.br
(53) 3242-3898