Dia de Campo em Boa Vista do Incra reúne dezenas de pessoas em propriedade da Rede Leite


Irrigação e pastagens de inverno foram abordadas no evento


Evento reuniou lideranças políticas e dezenas de agricultores na propriedade dos Siqueira.

O local do Dia de Campo Pecuária Leiteira, a propriedade do casal Catarina e Élvio Siqueira, localizada no município de Boa Vista do Incra, é uma das Unidades de Observação (UO) da Rede Leite. "O aumento da produção de leite entusiasma os jovens a permanecer na propriedade e ainda representa um alto valor agregado à atividade", disse o prefeito Gilnei Barbosa. Na família Siqueira, cinco filhos moram no campo e produzem leite. "Ganhamos bonificação pelas Boas Práticas da Fazenda (BPF), paga pela Nestlé", contou o caçula, Altair Siqueira.

Os gerentes regionais do Banrisul e Sicredi, Daniel Klein e Ederson Pereira, respectivamente, também prestigiaram o evento, promovido pela Emater/RS-Ascar com apoio da Rede Leite. "A Rede Leite leva pesquisadores da Embrapa e de universidades e extensionsitas para dentro da pequena propriedade", disse o gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Geraldo Kasper. “Trabalhei 38 anos plantando soja e o que eu consegui? Um trator velho. Agora que estou há quatro anos na Rede Leite, já consegui sala de ordenha, carro, desinsiladeira e colheitadeira. Eu estou investindo e graças a Deus está dando tudo certo”, comemorou o patriarca da família Siqueira.

Para Élvio Siqueira, a Rede Leite une a experiência do pequeno agricultor com o conhecimento acadêmico dos pesquisadores e extensionistas. “Eu não tenho estudo, mas eles têm, eu sei na prática e eles sabem na teoria, juntamos a prática e o papel”, comparou o agricultor de 63 anos, sete filhos e seis netos. “O segredo é o ‘dedinho de prosa’, eu estou aprendendo o que é bom pra mim”, concluiu Siqueira.

Embora a produção mensal de leite da família Siqueira tenha dado um salto de 12 mil para 30 mil litros, o foco não é, necessariamente o volume de produção, mas, sobretudo, a qualidade do leite. Interessa aos produtores da Rede Leite produzir de olho na qualidade, mais precisamente nos níveis de gordura e proteína sugeridos pela indústria. A bonificação, conforme Altair Siqueira, tem acrescentado R$ 0,3 a mais no preço pago pelo litro de leite.

Os temas abordados nas quatro estações do Dia de Campo foram manejo de pastagens de inverno, com pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva; manejo do solo e irrigação em pastagens perenes, com a professora da Unijuí Leonir Udhe e engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Filipe Kinalski; nutrição animal visando à estabilidade da produção leiteira, com consultor de nutrição da Cotribá, Domingos Luiz Chaves Costa; e estratégias para melhoria da qualidade do leite, apresentada pela médica veterinária e prestadora de serviços da Nestlé, Andréa Scheffler Ruppenthal.

Participaram do planejamento e produção do Dia de Campo Pecuária Leiteira, os extensionistas Larissa dos Reis, Vilson Schlestein, Francisca Bullé da Silva, Daniela Zdanski, Aline Deutsch, José Ricardo Tarrascone, Ênio Coelho, Volnei Righi e supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Rudimar Petter.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-2055