Rede Leite mostra resultado de pesquisa com idosos do meio rural nesta sexta-feira


Encontro será no campus da Unicruz


Pesquisa foi realizada em Cruz Alta, Ibirubá e Fortaleza dos Valos

O resultado da pesquisa Condições de saúde, sociabilidades e trajetória de vida de idosos produtores rurais: um estudo em municípios da Região do Corede Alto Jacuí, será apresentado nesta sexta-feira (9/8), às 8h30min, no Salão Nobre do campus da Universidade de Cruz Alta (Unicruz).

A pesquisa, realizada com idosos do Alto Jacuí, é coordenada pela Unicruz, em parceria com extensionistas da Emater/RS-Ascar, no âmbito do Programa em Rede de Pesquisa-desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite), do qual a universidade e outras nove instituições fazem parte.

Conforme a pesquisadora da Unicruz, Solange Garces, foram pesquisados os espaços de sociabilidade de idosos e as condições de saúde em que eles se encontram, vivendo no meio rural dos municípios de Cruz Alta, Fortaleza dos Valos e Ibirubá.

O envelhecimento humano, segundo os pesquisadores, tem sido uma das questões mais debatidas atualmente, pois o número de idosos aumenta a cada década. 

Participarão do encontro, nesta sexta-feira, pesquisadores e extensionistas das instituições que fazem parte da Rede Leite: Unicruz, Emater/RS-Ascar, Embrapa, Unijuí, Instituto Federal Farroupilha, Fepagro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cooperfamiliar e Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos (Agel).

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

Fone: (55) 3333 8040

WWW.emater.tche.br