Rede Leite é destaque no Canal Rural


Programa Dia de Campo na TV vai ao ar nesta sexta


Programa veiculado no Canal Rural foi produzido pela Embrapa Pecuária Sul

O próximo Dia de Campo na TV, programa que divulga as tecnologias da Embrapa, vai apresentar, nesta sexta-feira (09/08), os trabalhos desenvolvidos pela Rede Leite na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Esta edição foi produzida pela Assessoria de Comunicação da Embrapa Pecuária Sul e será transmitida pelo Canal Rural às 9 horas da sexta-feira e reapresentado no domingo, 11 de agosto, às 7h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise às 17h.

O programa vai enfocar, entre outros assuntos, a proposta inovadora da Rede Leite, aliando pesquisa e desenvolvimento e que vem contribuindo para o fortalecimento e a viabilidade da agricultura familiar na região Noroeste do Rio Grande do Sul. Iniciado em 2004, atualmente a Rede Leite conta com a participação de instituições como a Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Emater/Ascar, Unijuí, Unicruz, UFSM, Associação Gaúcha de Empreendimentos Lácteos, Instituto Federal Farroupilha, Fepagro e Cooperfamiliar, trabalhando com diferentes temas relacionados aos sistemas de produção da região.

O objetivo da Rede Leite é contribuir para o fortalecimento e a sustentabilidade da agricultura familiar a partir de conhecimentos gerados pela integração de pesquisadores, extensionistas e agricultores. A metodologia adotada para o programa começa com pesquisadores e técnicos acompanhando o processo produtivo e identificando, em conjunto com os produtores, os principais problemas dos sistemas de produção. Para o desenvolvimento dos trabalhos foram criadas Unidades de Observação (UOs) em propriedades da região. Cerca de setenta UOs instaladas são acompanhadas por técnicos da Emater, onde são desenvolvidas pesquisas e sugeridas mudanças no processo de produção.

Segundo o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva, apesar das ações estarem sendo desenvolvidas nas propriedades onde estão instaladas as UOs, a ideia é disseminar as experiências bem-sucedidas e os resultados das pesquisas para as outras famílias, contribuindo para o desenvolvimento de toda a cadeia leiteira. “Outro ponto importante é a capacitação dos extensionistas que estão diretamente ligados ao projeto e que vão ser multiplicadores para todos os produtores da região”, ressalta o pesquisador.

Informações

Embrapa Pecuária Sul
Jornalista Fernando Goss

Jornalista Manuela Bergamim

Fone: (53) 3240 4660