Emater irá sistematizar sua experiência na Rede Leite


Trabalho entra na fase de redação


Extensionistas se reúnem em Ijuí para dar suas impressões sobre a Rede Leite

Extensionistas da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí irão sistematizar suas experiências vivenciadas no Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas com Produção Leiteira no Noroeste do RS (Rede Leite). A sistematização - forma de documentar e comunicar lições a partir de um método de reflexão crítica-, pressupõe as seguintes fases, segundo o engenheiro agrônomo da Instituição, Gilberto Pozzobon: reflexão coletiva e análise, redação, validação pelo grupo do que foi escrito e redação final.

 O trabalho entra agora na fase da redação, pois, na terça-feira (25/6), em Ijuí, foi concluído o levantamento das impressões dos extensionistas, feitas a partir de um eixo. “A influência da Rede Leite na qualificação da Extensão Rural e Ação Extensionista é o nosso eixo de reflexão”, explicou a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Auria Schröder. 

 Rede Leite 

Formada por agricultores familiares do Noroeste gaúcho e instituições de pesquisa, ensino e extensão rural, a Rede Leite é uma estratégia de apoio ao desenvolvimento, baseada no método de Pesquisa-desenvolvimento, o qual busca produzir novos conhecimentos sempre de forma coletiva e condizente com a realidade das famílias de pequenos produtores de leite. 

 Fazem parte da Rede Leite a Emater/RS-Ascar, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Clima Temperado, Unijuí, Unicruz, Fepagro, Instituto Federal Farroupilha – campus Santo Augusto, Cooperfamiliar e Agel.

  

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti