Simpósio em Erechim debate situação econômica do leite no país e no mundo


A programação prossegue nesta quarta-feira


Secretário da SDR Ivar Pavan participou da abertura e disse que o produtor precisa estar no centro

A 10ª edição do Simpósio do Leite e a 4ª edição do Fórum Nacional de Lácteos, que discute o mercado do leite no Brasil e no mundo, foram abertas hoje à tarde em Erechim, no Pólo de Cultura.  O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, participou da solenidade de abertura e destacou a importância do evento para debater a cadeia produtiva do leite. Para o secretário, é preciso ter o produtor como foco.  “Precisamos discutir a cadeia produtiva com foco no produtor, garantindo que o mesmo tenha uma produção adequada”, observou. Pavan destacou politicas públicas, como o Programa Leite Gaúcho, que visam aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite. “Temos como meta qualificar 30 mil produtores até o final da gestão e já capacitamos 12 mil produtores”. O secretário também observou que é preciso debater o modelo de produção. “A renda depende muito do modelo de produção”, afirmou, ao observar que a SDR orienta para a produção à base de pasto. Pavan também pediu apoio dos produtores na defesa da filantropia da Ascar.

 O prefeito de Erechim, Paulo Polis, também elogiou o evento. “O agronegócio passa por mudanças significativas. O município adquire 100% de produção para merenda escolar e boa parte dos produtos vem da cadeia do leite”, afirmou. 

 O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Rodrigo Marques Lorenzoni, afirmou o compromisso dos profissionais com todas as áreas em que a medicina veterinária atua na cadeia produtiva do leite. Já o presidente da Associação dos Médicos e Veterinários do Alto Uruguai (Amevau), Walmor Vaz, abriu o evento, agradecendo a presença de todos, das parcerias, dos painelistas e produtores.

 Após a abertura, foi realizado o painel com os representantes do Sindilat, Wilson Zanatta, do DPA/Nestlé, Ricardo Rodrigues, da Milk Point, Marcelo Pereira Carvalho, da Agricoop, Mário Farina, do superintendente do MAPA/RS, Francisco Signor, e do deputado federal Alceu Moreira. O painel foi mediado pelo jornalista Irineu Guarnier Filho

 A programação prossegue na quarta-feira, dia 19/6, às 8h30min, com palestras técnicas que irão abordar os temas: A pecuária leiteira como unidade de negócio, Análise e perspectiva do mercado nacional e internacional do leite, Composição do leite como ferramenta de avaliação nutricional de vacas leiteiras, e Gerenciamento de propriedades produtores de leite.

 O Simpósio do Leite e a 4ª edição do Fórum Nacional de Lácteos são promovidos pela Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai, com apoio de diversas entidades e empresas, entre elas a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Prefeitura de Erechim e Emater/RS-Ascar.

 Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim
Jornalista Terezinha Mariza Vilk
tvilk@emater.tche.br