Décima edição do Simpósio Nacional do Leite acontece em Erechim


Evento abordará mercados brasileiro e internacional


Programação contempla palestras técnicas

O mercado do leite no Brasil e no mundo será o tema central da 10ª edição do Simpósio do Leite e 4ª edição do Fórum Nacional de Lácteos, que serão realizados em Erechim, na região do Alto Uruguai, nos dias 18 e 19 de junho. Os eventos acontecem no Polo de Cultura, junto ao Parque da Associação Cultural, Comercial e Industrial de Erechim (Accie).

A programação será marcada por painéis e palestras técnicas destinadas a produtores ligados a atividade leiteira, estudantes e técnicos. A programação abre com o 4º Fórum Nacional de Lácteos, no dia 18, às 13h30, com painel que debaterá a situação econômica do leite em âmbito nacional e mundial. Participam do painel representantes do Sindilat, DPA/Nestlé, Agricoop, do MAPA/RS, da Milk Point e o presidente da Subcomissão Setorial do Leite e Derivados, deputado federal Alceu Moreira. Paralela à programação, acontece a 2ª Mostra de Trabalhos Científicos.

A programação prossegue no dia 19, às 8h30min, com palestras técnicas que irão abordar os temas: A pecuária leiteira como unidade de negócio; Análise e perspectiva do mercado nacional e internacional do leite; Composição do leite como ferramenta de avaliação nutricional de vacas leiteiras; e, Gerenciamento de propriedades produtoras de leite.

Situação do leite na região do Alto Uruguai
Nos 32 municípios da região do Alto Uruguai, que compõem área de abrangência administrativa do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar Erechim, são 8.592 produtores ligados à atividade leiteira. “São famílias que têm o leite como negócio”, observa o gerente regional Valmir Dartora. A produção é de 680 mil litros/dia, totalizando 20,4 milhões de litros/mês, resultando num fluxo econômico primário de R$ 15,3 milhões, com receita bruta mensal/produtor de R$ 1.780,00.

No Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim Cetre, de 2004 até o momento, já foram realizados 103 cursos de bovinos de leite, totalizando 2.115 participantes, ligados à atividade leiteira.

O Simpósio do Leite e a 4ª edição do Fórum Nacional de Lácteos são promovidos pela Associação dos Médicos Veterinários do Alto Uruguai com apoio de diversas entidades e empresas, entre elas, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Prefeitura de Erechim e Emater/RS-Ascar.

SERVIÇO
10º Simpósio do Leite e 4º Fórum Nacional de Lácteos
Onde: Erechim, RS (Parque da Accie)
Quando: dias 18 e 19 de junho de 2013


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim
Jornalista Terezinha Mariza Vilk
tvilk@emater.tche.br