Embrapa é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná


Assembleia Legislativa do Paraná festeja 40 anos da Embrapa


Em sessão solene realizada na segunda-feira (20/5), a Assembleia Legislativa do Paraná festejou os 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A homenagem contou com a participação de todas as Unidades Descentralizadas da empresa na região Sul, entre elas a Embrapa Pecuária Sul. Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária foi criada em 26 de abril de 1973, visando o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e pecuária nacionais. Era também uma resposta e o início da abertura para o mercado externo ao crescimento populacional e da renda per capta no país.

De sua criação até o presente a empresa ampliou seu leque de atuação, abrangendo agricultura, agroenergia, agroindústria, tecnologia de alimentos, biotecnologia, nanotecnologia, produção animal, florestas e silvicultura, entre várias outras especialidades. A Embrapa atua através de unidades de pesquisa e de serviços e unidades administrativas presentes em quase todos os estados e os mais diversos biomas. Conta hoje com mais de 9,2 mil empregados, sendo 2,2 mil pesquisadores.

O Centro de Pesquisa de Pecuária dos Campos Sul-Brasileiros, Embrapa Pecuária Sul, é uma das Unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Localizado em Bagé, no estado do Rio Grande do Sul, a unidade tem como missão principal o desenvolvimento da atividade pecuária nos campos Sul-brasileiros, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

A Unidade foi criada em 13 de junho de 1975 e carrega em sua história um passado marcante pela atuação como centro de pesquisa desde a década de 1940. Entre as principais conquistas destacam-se a criação da raça sintética de bovino de corte – Brangus-Ibagé -; desenvolvimento de cultivares; preservação de ovinos da raça Crioula Lanada; sistemas de controles estratégicos de endo e ectoparasitas para bovinos e ovinos; consórcios de espécies forrageiras de inverno e verão; manejo de terneiras em estacas; diferimento de campo nativo; obtenção de cordeiros por cruzamento visando à produtividade e qualidade; melhoramento genético de bovinos e de ovinos, entre outras. 

 

Assessoria de Imprensa da Embrapa Pecuária Sul - Bagé

Jornalista  Fernando Goss

Jornalista Manuela Bergamim

Fone: (53) 3240 4660