Confira programação do 5º Dia de Campo Pastagens e Produção de Leite


Com apoio da Rede Leite, CNPq e Governo do Estado, o evento começa às 13h30min


Apontada como uma das atividades mais rentáveis aos pequenos agricultores e uma das que mais cresceu no país na última década (4% ao ano, segundo o IBGE), a produção de leite estará em evidência nesta quinta-feira (25/4), durante o 5º Dia de Campo Pastagens e Produção de Leite. Com apoio da Rede Leite, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Governo do Estado, o evento será realizado a partir das 13h30min, no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (Irder), em Augusto Pestana.

Promotora do evento, a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí) têm utilizado o Irder  para validação de pesquisas sobre o segmento do leite, desenvolvidas por pesquisadores e acadêmicos.

Os temas apresentados nesta quinta-feira darão ênfase aos sistemas de irrigação, exames complementares para diagnóstico de doenças em bovinos de leite, qualidade de sementes forrageiras e manejo da fertilidade - requisitos básicos para implantação de sistemas de irrigação. 

Programação

Estação 1. Desempenho de forrageiras tropicais (Adriano Rudi Maixner, Carlos R. Zandoná e Lisandre de Oliveira)

Tem como objetivo principal apresentar os resultados de produção de forrageiras de estação quente (Capim elefante anão, Capim elefante pioneiro, Capim elefante roxo, Capim elefante HB, Tifton 85, Coast Cross, Estrela africana, Panicum  -  cultivares Tanzânia, Aruana, Atlas e Aires, Amendoim forrageiro e Pensacola, cultivados no período de 2011/2012, bem como aspectos de adaptação, manejo e capacidade de estabelecimento nas condições agroecológicas do Noroeste do RS.

 Estação 2. Manejo da fertilidade do solo e requisitos básicos para implantação de sistemas de irrigação (Volnei Righi, Sandra B. V. Fernandes, Jordana Schiavo, Cláudio Porazzi e Leonir T. Uhde)

O foco são os aspectos físico-químico do solo sob cultivo pastagem de Tifton, sob pisoteio animal e os requisitos básicos para implantação de sistemas irrigados. Serão também abordados os aspectos de crescimento da pastagem em diferentes níveis de emprego de nitrogênio.

  Estação 3. Exames complementares para diagnóstico de doenças em bovinos de leite (Denize da Rosa Fraga e Luciane V. Martins )

 A estação exames complementares para diagnóstico de doenças em bovinos de leite tem por objetivo apresentar as possibilidades disponíveis atualmente na região para a confirmação da ocorrência de doenças.

Normalmente o diagnóstico de doenças animais é feito a partir de sinais clínicos,                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       porém atualmente o profissional na área de saúde animal pode optar por utilizar exames complementares para confirmar este diagnóstico, ou até mesmo para poder chegar a alguma conclusão devido à ausência de sintomas específicos de uma patologia.

A informação sobre o que coletar, como coletar e para onde enviar é fundamental para que técnicos, produtores e alunos da área  para que possam aproveitar dos avanços que a Medicina Veterinária já alcançou.

 Estação 4. Qualidade das sementes forrageiras (Gustavo Martins da Silva e Roberto Carbonera)

Mostrar a importância de se escolher uma semente de boa qualidade para o estabelecimento adequado das pastagens visando potencializar a produção de matéria seca e garantir a produção de Leite. Na apresentação serão contemplados aspectos referentes ao papel da semente no sistema de produção; as possibilidades de produção de sementes certificadas e/ou uso próprio e demonstração de resultados, usando sementes de boa qualidade comparadas às de baixa qualidade.           

 Coordenação geral: professora e pesquisadora da Unijuí, Leonir T. Uhde