Embrapa Pecuária Sul inova e lança cultivar BRS Estribo de capim sudão


Não havia registro da cultivar no MAPA


BRS Estribo veio qualificar a produção pecuária

A Embrapa Pecuária Sul lançou oficialmente a cultivar BRS Estribo de capim sudão no dia 08 de março, durante a Expodireto, no município gaúcho de Não-Me-Toque. A solenidade de lançamento contou com a participação do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, do presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes e do Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella. O desenvolvimento da cultivar faz parte de uma parceria realizada entre a Embrapa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Associação Sul-Brasileira para o Fomento da Pesquisa de Forrageiras (Sulpasto), que tem como objetivo trabalhar com 11 espécies de forrageiras perenes e anuais. Na solenidade também foi lançada a cultivar de trigo BRS Parrudo, desenvolvido pela Embrapa Trigo.

 O Presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, destacou a importância dos dois lançamentos da empresa: “a cultivar BRS Parrudo vai mudar paradigmas na triticultura nacional, e o capim sudão BRS Estribo veio qualificar ainda mais a produção pecuária já que não existiam sementes de cultivares registradas no MAPA para esta gramínea no mercado”.  Segundo Lopes, 50% do avanço da agricultura no Brasil foi fruto do melhoramento genético e outros 50% fruto do aprimoramento das técnicas de manejo. “Precisamos reconhecer a importância de parceiros da pesquisa para fortalecer a produção agropecuária, como a Sulpasto, decisiva para a participação da Embrapa na melhora da oferta de pastagens no país”, concluiu o dirigente.

 Já o Chefe Geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella, salientou que o lançamento da cultivar de capim sudão é um marco para a instituição sediada em Bagé. “Há cerca de quatro décadas, a unidade não lançava uma nova cultivar. O desenvolvimento e a disponibilização de sementes do BRS Estribo marca uma nova fase para a instituição, que nos próximos anos deve colocar no mercado novas cultivares de espécies forrageiras”, afirmou Varella.

  Além de oferecer uma nova opção para os produtores, o lançamento da cultivar BRS Estribo também faz parte de um esforço para a adequação do mercado a nova lei de sementes. De acordo com a legislação, só será permitida a comercialização de sementes de cultivares registradas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o objetivo de garantir produtos com níveis de qualidade e de pureza mínimos.

 De acordo com o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Daniel Montardo, que também ocupa a chefia adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da unidade, a nova cultivar apresentaimportantes vantagens em relação às sementes da espécie atualmente disponíveis no mercado. A primeira delas é ofertar uma cultivar registrada aos produtores, com garantia de qualidade e de pureza das sementes, de acordo com a legislação. Em relação ao capim sudão comum, a BRS Estribo também apresenta uma maior produção de forragem, maior perfilhamento e maior proporção de folhas.

 Parceria

 A parceria entre a Embrapa, a UFRGS e a Sulpasto foi firmada em 2008 com o objetivo de atender às exigências da nova lei de sementes, que exige a comercialização exclusivamente de sementes registradas e protegidas pelo Mapa. A própria constituição da Associação Sul-Brasileira de Fomento à Pesquisa de Forrageiras (Sulpasto), reunindo empresas produtoras e vendedoras de sementes forrageiras do Sul do Brasil, em 2007, faz parte do esforço de adequação deste novo contexto no mercado de sementes no país. A meta é lançar cultivares de 11 espécies de forrageiras, leguminosas e gramíneas, de verão e de inverno, adaptadas à região Sul do Brasil.

  A primeira cultivar lançada foi em 2012, BRS Centauro de Aveia Preta, desenvolvida pela Embrapa Trigo e a segunda, o BRS Estribo, da Embrapa Pecuária Sul. Além da Embrapa Pecuária Sul (Bagé-RS) e da Embrapa Trigo (Passo Fundo- RS), mais três unidades da empresa fazem parte da parceria: Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS), Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), além dos Escritórios de Negócios (SNT) de Passo Fundo e Capão do Leão (RS).

  

Assessoria de Imprensa da Embrapa Pecuária Sul - Bagé
Jornalista Fernando Goss

Jornalista Manuela Bergamim

Fone: (53) 3240 4660