Bolsista da Unijuí pesquisa fundamentos teóricos da Rede Leite


Acadêmica do curso de Agronomia atuará como bolsista de iniciação científica


Projeto contribuirá para atualização de conceitos de Pesquisa-Desenvolvimento

 

Aprovada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Unijuí, a acadêmica do curso de Agronomia da universidade, Isadora Giacomini Lorenzoni, irá pesquisar, nos próximos doze meses, como se dá a inserção do Departamento de Estudos Agrários (Deag) no Programa Rede Leite. Através do projeto Deag/Unijuí na Rede Leite, Isadora irá analisar a contribuição da universidade, através do seu departamento, para o fortalecimento e viabilidade da agricultura familiar, a partir da geração de conhecimento em um processo de integração entre pesquisadores, extensionistas da Emater/RS-Ascar e agricultores que integram a Rede.

O coordenador do Deag, Roberto Carbonera, antecipou que a acadêmica irá contribuir para atualizar conceitos concebidos a partir da linha de Pesquisa-Desenvolvimento, direcionada ao meio rural a partir da década de 60, na França, e assumida pela Rede Leite. “Ela também irá acompanhar as reuniões em que o tema será debatido e participará da sistematização dessas discussões e compreensões sobre Pesquisa-Desenvolvimento existentes na rede e sobre os principais resultados obtidos pelo programa”.

As principais bibliografias se referem ao Programa de Pesquisa em Sistemas Técnicos de Produção Agropecuários, do DEAg/Unijuí, aos documentos de constituição da Rede Leite e ao texto Pesquisa-Desenvolvimento: método de pesquisa-ação pluridisciplinar, sistêmico e dinâmico, que é parte da dissertação deixada pelo professor e pesquisador Jaime Wünsch, falecido em julho do ano passado. 


Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
Fone: (55) 3333 8040