Rede Leite pesquisa forrageiras de verão no Noroeste


Capim sudão, sorgo forrageiro e milheto foram as variedades escolhidas


Pesquisadores e estagiário da Rede Leite avaliaram a área de experimentção no Irder

Três forrageiras de verão, capim sudão, sorgo forrageiro e milheto, serão testadas pela Rede Leite em cinco municípios da Região Noroeste: Augusto Pestana, Alto Alegre, Palmeira das Missões, Santo Augusto e Cruz Alta. “O experimento vai ser  o mesmo em todas as cidades, ou seja, o objetivo é justamente analisar as variações que ocorrem no desenvolvimento dessas plantas em virtude de solo, clima e diferentes manejos existentes em cada espaço”, afirmou o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva.

Na quarta-feira (31/10), Silva, a pesquisadora da Unijuí, Unijuí, Leonir Uhde, e o estagiário do curso de medicina veterinária, Régis Schneider, visitaram uma das Unidades de Experimentação Participativa (UEPs) do Programa Rede Leite, localizada no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (Irder), coordenado pela Unijuí, em Augusto Pestana.

Além do Irder, a  Rede Leite conta com outras quatro UEPs, das instituições Unicruz, Instituto Federal Farroupilha-campus de Santo Augusto e Cesnors de Palmeira das Missões e da propriedade rural do casal Leonice e João Corazza Sobrinho, de Alto Alegre.


O Irder

O Irder é utilizado para pesquisas, trabalhos, dissertações e teses de doutorado de estudantes da Unijuí. As pesquisas são realizadas em parceria com a Fepagro, Centros de Pesquisa da Embrapa, Emater/RS-Ascar, universidades e Departamentos da Unijuí.

Localizado no interior de Augusto Pestana, conta com uma área de 236 hectares . Deste total, 101 hectares são considerados não agricultáveis, sendo 78 hectares de área de preservação permanente e o restante é destinado à pesquisa, piscicultura, suinocultura, viveiro, sede e estradas.  A área útil representa 135 hectares , distribuídos entre culturas anuais, erva mate, silvicultura, pastagem anual e perene, pomar, horta e açudes.

O espaço destinado para o Programa Rede Leite, do qual a Unijuí é integrante, é de aproximadamente 12 hectares . Desta área, cinco hectares comportam os ensaios forrageiros anuais de verão e inverno.

O estagiário da Rede Leite, Régis Schneider, que realiza o acompanhamento dos experimentos forrageiros, explicou que os ensaios de inverno, com variedades de centeio, azevem, aveia preta, aveia branca e trigo duplo propósito, foram realizados em parcelas de cinco espécies com quatro repetições cada uma. Cada parcela tem uma área de 25m². Essas variedades de inverno serão cortadas nos próximos dias para darem lugar às pastagens de verão.


Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
(55) 3333 8040