Produtores da Rede Leite trocam mudas de Pioneiro


Produtor Daniel Baldo, de Braga, viajou até Derrubadas para adquirir as plantas


Engenheiro agrônomo Ramon com os produtores da Rede Leite Daniel Baldo e João Tamiozzo

O capim Pioneiro, primeira cultivar desenvolvida no mundo para uso específico sob pastejo, segundo a Embrapa Gado de Leite, está fazendo sucesso entre os pequenos produtores da Rede Leite. Nesta quinta-feira (25/10), o produtor Daniel Baldo, de Braga, viajou aproximadamente 75 km para chegar a Derrubadas, na propriedade de João Tamiozzo.  O motivo da visita foi adquirir mudas de capim Pioneiro e receber orientações sobre o manejo da forrageira, que já ocupa uma área de 100 hectares em Derrubadas. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ramon Pereira Pires, acompanhou a busca do produtor de Braga por novas forrageiras.  

Segundo Pires, o capim Pioneiro é uma excelente alternativa para alimentação do rebanho leiteiro. “Ele cresce rapidamente, é resistente à falta de chuva e bastante apreciado pelos animais”, justificou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar. 

O manejo, segundo Pires, deve manter a forrageira com porte mais alto. “Quando o Pioneiro estiver na altura do peito do produtor, os animais podem entrar nos piquetes, sendo retirados quando a forrageira regredir a altura do joelho do proprietário”, detalhou Pires. “Assim, a forrageira não enfraquece e logo cresce novamente”, completou o engenheiro da Emater/RS-Ascar. 

A troca de mudas e conhecimento entre os pequenos produtores é estimulada pela metodologia participativa da Rede Leite.
 

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
Fone: (55) 3333 8040