Rede Leite iniciou pesquisa para saber como vivem idosos rurais


Comunidade Seival, em Cruz Alta, foi a primeira a receber equipes da Emater/RS-Ascar e Unicruz


Idosos da Comunidade Seival estão sendo os primeiros a responder o questionário

Extensionistas da Emater/RS-Ascar, professoras e bolsistas da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), começaram nesta quinta-feira (18/10), a realizar as primeiras visitas aos idosos selecionados pela pesquisa  “Condições de Saúde, Sociabilidades e Trajetória de Vida de idosos produtores rurais”. A pesquisa é coordenada pela Unicruz e desenvolvida, prioritariamente, nas pequenas propriedades rurais que fazem parte da Rede Leite.

Idosos da Comunidade Seival, do interior de Cruz Alta, estão sendo os primeiros a responder a várias perguntas, previamente discutidas pelo grupo de trabalho.   Segundo a professora da Unicruz, Rosane Felix, as questões que norteiam o questionário tentam responder “como vive o idoso rural e do que ele precisa?”.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Solange Garcês, a pesquisa quer contemplar questões relacionadas a saúde, mobilidade, sucessão e apoio familiar, trajetória de vida e projetos. Outros indicadores fundamentais, como transporte, direitos e políticas públicas, também foram levantados pelos moradores da Seival, durante um seminário de sensibilização, realizado no dia 11 de outubro.

A pesquisa “Condições de Saúde, Sociabilidades e Trajetória de Vida de idosos produtores rurais”, também deverá ouvir idosos de Boa Vista do Incra, Ibirubá, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Fortaleza dos Valos e Colorado.


Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
Fone: (55) 3333 8040