Unicruz promove seminário sobre idosos para extensionistas da Emater/RS-Ascar


Objetivo do encontro foi auxiliar no desenvolvimento do projeto de pesquisa com idosos rurais, no âmbito da Rede Leite


Organizadores do evento, palestrantes, pesquisadoras da Unicruz e extensionistas da Emater/RS-Ascar

Extensionistas técnicos e sociais da Emater/RS-Ascar participaram, no fim de setembro, do I Seminário Regional de Capacitação da Rede de Proteção e atendimento da pessoa idosa, promovido pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz). O objetivo do seminário foi auxiliar os extensionistas que irão participar, juntamente com professores e estudantes da Unicruz,  do projeto de pesquisa Condições de saúde, sociabilidade e trajetória de vida de idosos produtores rurais”. Esse projeto irá analisar o cotidiano, com ênfase nas relações sociais e nas condições de saúde, de idosos que vivem em propriedades rurais da Região Noroeste do Estado e que integram a Rede Leite.

O seminário priorizou temas como o processo de envelhecimento humano, a inserção do envelhecimento no espaço público, o envelhecimento e as políticas sociais públicas, intersetorialidade na rede de proteção e atendimento da pessoa idosa. 

Participaram do encontro os extensionistas da Emater/RS-Ascar Rosita Heringer de Lima (Cruz Alta), José Ricardo Tarrasconi (Fortaleza dos Valos), Andréa Sassi (Boa Vista do Incra) e Camila Ines Ribeiro (Santa Bárbara do Sul).

O seminário foi viabilizado pela parceria entre a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos e Unicruz, na execução do Programa de Formação Continuada da Rede Escola do Governo Federal com a Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social.

O projeto de pesquisa “Condições de saúde, sociabilidade e trajetória de vida de idosos produtores rurais” tem a coordenação da Unicruz e está vinculado ao Grupo Temático Social do Programa Rede Leite, um dos sete grupos de trabalho do programa. O estudo será realizado por meio de um questionário, com pesquisa do tipo epidemiológica descritiva transversal. Num primeiro momento, os municípios que participarão da pesquisa serão Cruz Alta, Boa Vista do Incra e Ibirubá. Também deverão ser incluídos, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Fortaleza dos Valos e Colorado.

 

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
Fone: (55) 3333 8040