Quatro unidades da Embrapa participam da Agrotecnoleite 2012


Nos estandes da Embrapa foram atendidas aproximadamente 3.600 pessoas, de 94 municípios gaúchos


O pesquisador Sérgio Juchem, com a Embrapa Trigo, abordou o manejo de cereais de duplo propósito

Evento multissetorial da cadeia produtiva leiteira, a sexta edição da Agrotecno Leite, realizada de 26 a 28 de setembro, na Universidade de Passo Fundo, contou com a participação da Embrapa Trigo, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Gado de Leite e Embrapa Clima Temperado. Mais de 11 mil pessoas circularam pelo local. Somente nos estandes da Embrapa foram atendidas aproximadamente 3.600 pessoas, de 94 municípios do Estado.

De acordo com o presidente da Agrotecno Leite 2012, Ari Rosso, a produção leiteira na Região do Planalto Médio cresceu, mesmo com a estiagem que afetou a produtividade no final do ano passado e início de 2012. Segundo dados apresentados, de 2010 para 2011 houve um incremento de cerca de 11,5 % no volume de leite ordenhado, chegando a marca de 530 mil litros produzidos. Em Passo Fundo a produtividade é 70% maior que a média estadual, 11,51 litros/vaca/dia contra 6,67 litros/vaca/dia nos demais polos produtivos.

No que se refere à atuação da Embrapa Pecuária Sul, participaram no atendimento ao público os pesquisadores Gustavo Martins da Silva e Leandro Volk e o assistente Eldo Züge. Eles apresentaram, em uma estação, práticas aplicadas à conservação de solo e manejo de pastagens. Já o pesquisador Sérgio Juchem, junto com a Embrapa Trigo, abordou o tema “manejo de cereais de duplo propósito”.  Houve ainda outro estante institucional da Embrapa, em que a Unidade de Bagé também se fez presente, com a analista Lisiane Brisolara, para atender outros assuntos de interesse do produtor.     

De acordo com a equipe da Unidade que trabalhou na Feira, o sucesso se deveu ao trabalho em conjunto de integrantes das áreas de Transferência de Tecnologia, Comunicação e Pesquisa da Embrapa. Essa atuação em equipe foi bem recebida por parte do público, que interagiu com perguntas e comentários durante os três dias de evento.         

A Agrotecno Leite é uma promoção da UPF, Sicredi, Cotrijal, Fundação Pró-Sementes, RBS-TV, Embrapa, Emater/RS-Ascar, FARSUL/SENAI/SEBRAE, Prefeitura de Passo Fundo, Instituto para o Desenvolvimento de Passo Fundo e MAPA.

 

Informações
 
Embrapa Pecuária Sul - Bagé/RS
Núcleo de Comunicação Organizacional
Jornalista Manuela Bergamim
Jornalista Fernando Goss
Estagiária de Jornalismo Juliane Couto
Fone: (53) 3240-4660
www.cppsul.embrapa.br