Pesquisa com idosos rurais tem cronograma definido pela Rede Leite


Projeto da Unicruz foi apresentado para os extensionistas da Emater/RS-Ascar na terça-feira


Encontro foi realizado na unidade central da Unicruz

Pesquisa de grande relevância social, que pretende revelar dados inéditos na região Noroeste. Assim o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, José Cláudio Secchi Motta, definiu o projeto “Condições de saúde, sociabilidade e trajetória de vida de idosos produtores rurais”, apresentado, na terça-feira (2/10), em Cruz Alta, por professoras da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), aos extensionistas técnicos e sociais da Emater/RS-Ascar. Conforme a Unicruz, o projeto será desenvolvido em pequenas propriedades rurais que fazem parte do Programa Rede Leite.

Segundo Motta, o projeto é a prova de que a Rede Leite vem permitindo refletir sobre outras questões, que não são estritamente relacionadas ao leite, e isso, segundo o agrônomo, “é muito bom”.

Na avalição da professora de educação física Solange Garces, coordenadora do projeto, a pesquisa proposta no âmbito da Rede Leite almeja verificar, através de um questionário, como é a socialização dos idosos no dia a dia e como essas relações foram sendo constituídas ao longo de suas trajetórias de vida. “É uma nova proposta trabalhar com idosos do meio rural. É um trabalho exclusivo que estamos realizando com este público”, disse Solange.

Por ser complexo, o tema envelhecimento envolve profissionais de várias áreas da saúde, representadas pelas professorasDinara Hansen (fisioterapeuta), Nara Marisco (enfermeira), Roberta Cattaneo (farmacêutica) e Carolina Rosa (nutricionista). Também fazem parte da pesquisa a professora Rosane Felix (pedagoga), o bolsista de educação física, Dráuzio Brandão, e mais cinco acadêmicos voluntários.


A pesquisa

Composto de oito blocos de perguntas, o questionário busca caracterizar as condições de vida dos idosos produtores rurais nos aspectos sociodemográficos; verificar características específicas sobre a propriedade rural; e descrever a trajetória de vida dos idosos. A professora Solange esclareceu ainda que a pesquisa vai identificar a situação de saúde e estilos de vida dos entrevistados, fazer uma avaliação nutricional e marcadores biológicos de extresse oxidativo, causado pelo uso de agrotóxicos.

A amostra de entrevistados ainda deve ser definida. Solange explicou que serão priorizados idosos que fazem parte da Rede Leite, além de outros idosos rurais com mais de 60 anos.

A coleta de dados, que ocorrerá na forma de pesquisa do tipo epidemiológica descritiva transversal, terá início em Cruz Alta, tendo continuidade em Boa Vista do Incra e Ibirubá. Contudo, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do sul, Fortaleza dos Valos e Colorado, também deverão ser incluídos.

A aplicação dos questionários, segundo a coordenadora de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Silvana Canova, se dará na forma de mutirão, ou seja, extensionistas que fazem parte da pesquisa ajudarão em outros municípios.

As visitas aos produtores serão realizadas em equipes de duas pessoas: um integrante da Unicruz e um extensionista da Emater/RS-Ascar. A meta para cada equipe é concluir  três questionários por dia.  Como a pesquisa também contempla a realização de exame sanguíneo e da mucosa oral, a fim de detectar doenças decorrentes do uso de agrotóxicos, serão realizadas duas vistas na propriedade. “Pretendemos finalizar a coleta de informações até o fim do ano, e nos três meses seguintes analisar os dados“. Para os meses de maio e junho de 2013, o objetivo é apresentar o resultado da pesquisa em seminários.

 

Informações

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
Estagiária Jaqueline Peripolli
Fone: (55) 3333 8040
 




Outras imagens

Reunião do Grupo Social Setembro 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião do Grupo Forrageiras Setembro 2012

Reunião do Grupo Forrageiras Setembro 2012

Reunião do Grupo Ambiental Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli


Reunião do Grupo Qualidade do Leite e Sanidade Animal Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião do Grupo Social Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião Ordinária da Rede Leite Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião Ordinária da Rede Leite Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli


Reunião Ordinária da Rede Leite Julho 2012 Foto Jaqueline Peripolli

Reunião sobre melhoramento genético Junho 2012 Foto Cleuza Brutti

Reunião sobre melhoramento genético Junho 2012 Foto Cleuza Brutti

Reunião Unijuí 17 novembro 2010